0

Chamada para submissão de trabalhos para o congresso Portuário e Aquaviário está aberta

admin 18 de fevereiro de 2019

Submissão irá até 30 de abril de 2019

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 18/02/2019

Em reunião realizada em 13 de fevereiro, a Comissão Técnica do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário acertou os últimos detalhes para a divulgação da chamada para submissão de trabalhos.

Inserido no site oficial do evento na manhã desta segunda (19), o convite para apresentar trabalhos técnicos se estende a todos os profissionais, pesquisadores, estudantes, entidades de classe e demais segmentos, a apresentar ações, projetos ou estudos sobre prevenção dos acidentes no setor portuário e aquaviário.

A apresentação dos trabalhos deverá ser feita nas modalidades oral, e-pôster ou vídeo.

Leia o Regulamento para Chamada de Trabalhos.

Site oficial do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário.

Temas livres do V Congresso

O congresso terá os seguintes temas livres definidos:

  • Educação e qualificação do trabalhador no contexto da segurança e saúde no trabalho
  • Organização e relações de trabalho
  • Transtornos psicossociais e outros fatores de adoecimento no trabalho – fatores determinantes nos agravos à saúde dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores aquaviários
  • Fatores ergonômicos associados à saúde do trabalhador
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho
  • Atuação das comissões de prevenção de acidentes nas atividades portuária e aquaviária
  • Segurança na operação com máquinas e equipamentos
  • Segurança no transporte, manuseio e armazenamento de cargas perigosas
  • Prevenção de riscos no trabalho em altura nas atividades portuária e aquaviária
  • Segurança e organização do trabalho nas operações portuárias – organização dos materiais de estiva a bordo dos navios
  • Automação nos processos de trabalho portuário e aquaviário
  • Avanços no ambiente portuário e aquaviário pós NR-29 e NR-30
  • Saúde e segurança na pesca industrial, comercial e artesanal
  • Prevenção de grandes acidentes e ações do PAM e PCE
  • Segurança e saúde nas atividades relativas às operações offshore
  • Segurança no Transporte em Embarcações
  • Prevenção e combate a incêndios dentro das embarcações
  • Estudo de casos na investigação e análise de acidentes
  • Prevenção de acidentes na logística portuária
  • Espaços confinados: segurança e saúde nas operações portuárias

Sobre o Congresso

Coordenado pela Fundacentro, o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário será realizado de 11 a 13 de junho de 2019 na capital pernambucana.

O tema central será “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”, estimando-se a presença de mais de mil participantes.

O congresso tem como objetivos, a promoção do intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário e suas interfaces com as inovações tecnológicas; a socialização de experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos e a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).

Local

O Mar Hotel Conventions, situado no bairro de Boa Viagem (zona sul do Recife), foi escolhido como local de realização do congresso, por oferecer facilidade de locomoção e infraestrutura adequada.

Haverá também espaço para montagem de 10 estandes para que as empresas públicas, privadas e entidades sindicais exponham seus produtos e serviços. A Fundacentro terá um estande exclusivo com suas publicações e vídeos.

Entidades participantes

Participam como entidades parceiras da Fundacentro na realização do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, os representantes do governo: (SIT/MT); Secretaria de Portos (SEP); Diretoria de Portos e Costas (DPC-MB); Ministério dos Transportes e Ministério da Saúde (MS). Os representantes dos empregadores estão compostos pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público – ABRATEC; Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP; Petrobrás Transporte – TRANSPETRO; Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA; Federação Nacional de Navegação das Empresas de Navegação Aquaviaria – FENAVEGA.

Os trabalhadores estão representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos CONTTMAF; Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR; Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; Federação Nacional de Estivadores – FNE; Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Amarradores – FENCCOVIB; Federação Nacional dos Portuários – FNP.

Deixe um comentário


8 + 8 =

Entrar na sua conta

Perdeu sua Senha ?

Registrar!