0

Energia Solar Fotovoltaica – Desenhos e Aplicações no Brasil – 16ª edição – Turma Confirmada

admin 18 de janeiro de 2019

Objetivo

Capacitar profissionais da área da engenharia para o cálculo, desenho e implementação de sistemas da energia fotovoltaica no Brasil, com conceito e aplicação.

Serão analisados todos os tipos de sistemas fotovoltaicos (e seus principais componentes) atualmente disponíveis no mercado: tanto os sistemas interligados à rede elétrica “on grid” como os sistemas autônomos ou “off-grid”.

Faz parte do programa a apresentação da metodologia de cálculo e a execução de um exemplo prático para cada uma das variantes.

Outros objetivos:

– Conhecimento e critérios técnicos de avaliação dos principais componentes de uma instalação solar fotovoltaica: painéis, estrutura, inversores, baterias, cabeamento, etc.

– Análise de viabilidade econômica dos sistemas interligados a rede elétrica.

– Estudo para a estimativa de produção energética. Exemplo prático.

– Dimensionamento de instalações. Casos práticos.

– Conhecimento da atualidade normativa e mercadológica do Brasil. Previsões e potencial.

Público Alvo

Engenheiros Eletricistas, Mecânicos, Civis, Ambientais e Agrônomos, Estudantes de Arquitetura e Engenharia e empresários participantes do setor.

Pré-requisitos

Desejável conhecimento básico de eletricidade (Lei de Ohm)

Programa

Introdução Fotovoltaica

Desenvolvimento da tecnologia no mundo.

Geometria solar.

Fundamentos físicos de funcionamento. Conceitos prévios.

Principais componentes e tecnologias no mercado.

Sistemas fotovoltaicos. Variantes e aplicações.

Cálculo e Dimensionamento de instalações solares fotovoltaicas.

Dimensionamento Instalações FV ligadas à rede.

Estimação da produção energética.

Critérios de desenho de usinas sobre terreno e sobre coberturas.

Cálculo e dimensionamento dos componentes.

Avaliação de rentabilidade econômica.

Caso prático.

Dimensionamento Instalações FV autônomas.

Fundamentos teóricos básicos.

Dimensionamento dos componentes. Metodologia de Cálculo.

Caso prático.

Atualidade normativa em Brasil

Potencial de implantação no Brasil

Instalações e principais fabricantes no Brasil.

Aplicabilidade dos sistemas ligados à rede (“on-grid”).

Aplicabilidade dos sistemas autônomos (“off-grid”).

Instrutor

Ruben Agullo

Engenheiro mecânico pela Universidade de Málaga (Espanha). TCC: “Simulação de sistemas térmicos para aquecimento de água e calefação por chão radiante em vivenda unifamilar”. Mestre em Energias Renováveis pela Universidade de Zaragoza. Experiência de 8 anos em projetos, desenho, implantação e gerenciamento de instalações solares térmicas e fotovoltaicas (tanto ligadas à rede elétrica quanto autônomas). Certificador Oficial pela Agencia Valenciana da Energia para classificação energética em edifícios. Professor de Cálculo e Desenho Prático de Sistemas Fotovoltaicos no curso de Especialista Universitário em Energias Renováveis na Universidade de Málaga nos anos 2009 e 2010. Atualmente é Diretor Técnico de Effitech Spain, S.L., empresa de engenharia e instalação de sistemas solares e biomássicos. Tem participado em mais de 50 projetos fotovoltaicos com uma potência total instalada superior a 10 MW. Trabalhos de consultoria em eficiência energética para empresas e instalações de cogeração para consumo doméstico completam a sua experiência. Como membro da ONG “Engenharia Sem Fronteiras – Espanha”, colaborou como voluntário em projetos locais de abastecimento de água e energia em Moçambique (2009). Atualmente é membro do Green Building Council Brasil e presta serviços de consultoria em projetos solares em São Paulo a través da empresa brasileira EFFITECH ENERGÍAS RENOVÁVEIS.

Carga Horária

16 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único)cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.br  Telefone: 51 3230 1622

 

Deixe um comentário


+ 5 = 6

Entrar na sua conta

Perdeu sua Senha ?

Registrar!