0

Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto

admin 13 de abril de 2018
eolica
INSCRIÇÕES ABERTAS!

ESTUDO DA ENERGIA EÓLICA – VIABILIZAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DO PROJETO

Relacionar fundamentos técnicos, regulamentares, mercado, financiamento, e a viabilização técnica e econômica do aproveitamento do potencial eólico para o atendimento da demanda. Estes são alguns dos objetivos da 13ª edição do curso Estudo da Energia Eólica – Viabilização Técnica e Econômica do Projeto.

Realizado pelo SENGE, com aulas ministradas pelas engenheiras Adriane Petry e Jussara Mattuell, o curso capacita profissionais, a indústria e empreendedores ao exame do tema para  investir e/ou atuar em projetos de energia eólica, buscando soluções aplicadas a cada caso e modelagem de negócio.

O programa é elaborado com enfoque nos aspectos práticos, e inclui visitas técnicas a uma estação de medição e a um parque eólico em operação.

 

 

A GERAÇÃO EÓLICA  E A ADEQUAÇÃO DAS INDÚSTRIAS E DAS EMPRESAS AO NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO

O novo modelo do setor elétrico propõe importantes revisões que impactarão em todos os consumidores, de todos os portes e avança as possibilidades de contrações pela fonte eólica, aproximando-a, cada vez mais do consumidor, com a abertura do ambiente de comercialização livre-acl.

Do requisito atualmente vigente de 3 MW para migração ao ACL, o modelo propõe redução crescente, de forma que em janeiro de 2026 não haverá requisito mínimo para a migração, sendo possível a escolha do gerador estendida até o consumidor de baixa tensão.

Desta forma, a adequação ao novo modelo de geração elétrica brasileiro e a escolha da geração   passará a representar, especialmente para empresas, não apenas uma alternativa estratégica no gerenciamento dos custos da geração elétrica, mas a necessária adequação ao modelo institucional vigente.

Para modelos de autoprodução, a fonte eólica tem mostrado viabilidade de implantação em diferentes proporções e modelos de suprimento, considerando também o retrospecto brasileiro de sucesso na sua expansão, tecnologia e abertura de mercado.

 


Sobre o curso: 

Datas: de 07 de maio a 08 de junho
Horários: 18h30 às 22h30
Local: Av. Erico Veríssimo 960 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre
Carga horária: 48 horas

Conheça a programação completa no Conexões Engenharia

 

 

Solicite informações por e-mailcapacitacao.eventos@senge.org.br
ou ligue para (51) 3230.1622

Deixe um comentário


1 + 4 =

Entrar na sua conta

Perdeu sua Senha ?

Registrar!