0

Gerenciamento de Trânsito e Mobilidade Urbana para Engenheiros

admin 24 de fevereiro de 2018

Objetivo

Capacitar para o exercício de funções técnicas e gerenciais em órgãos públicos ou empresas privadas responsáveis pela circulação viária ou pela mobilidade urbana. Tais atividades possuem amplo mercado de trabalho e previsão de crescimento, em função da necessidade de qualificação da mobilidade urbana e de redução dos crescentes índices de motorização e de acidentes de trânsito registrados praticamente em todas as cidades brasileiras.

Público Alvo

Engenheiros, tecnólogos, técnicos, gestores públicos, estudantes, bem como outros profissionais, incluindo os oriundos da área acadêmica que trabalham ou que pretendam trabalhar na área de Circulação e Mobilidade.

 

Pré-requisitos

Para este curso não há pré-requisitos.

Programa

Introdução

O Processo de Urbanização do País

Tendências Demográficas

Segregações Urbanas

Desenvolvimento das Cidades

 

Legislação de Trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB

Sistema Nacional de Trânsito

Normas Gerais de Circulação e Conduta

Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados

Sinalização de Trânsito

Engenharia de Tráfego

Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

 

O Gerenciamento do Trânsito

Estruturação do Órgão Gestor

Políticas de Trabalho

Planejamento

 

Diretrizes da Mobilidade Urbana

Análise Crítica do Trânsito e do Transporte em Áreas Urbanas

Histórico dos Meios de Transporte Municipais

Priorização do Transporte Coletivo

Desenvolvimento do Sistema Viário

Outros Modais

Planos de Mobilidade Urbana

 

Visita à Central de Controle de Tráfego de Porto Alegre (EPTC)

Instrutor

João Otavio Marques Neto

Engenheiro Eletricista, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuou como Coordenador da Equipe de Sinalização Semafórica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atuou como Gerente do Mobiliário e da Sinalização Viária na EPTC, em Porto Alegre. Atuou como Gerente de Projetos de Eletrificação da Eletrobrás. Atuou com membro de Juntas Administrativas de Recursos de Infrações de Trânsito, no RS. Atuou como Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito do RS – CETRAN RS (entre outras atividades, ministrando Cursos de Sinalização Viária a gestores públicos). Fez parte da Equipe Técnica da ANTT que elaborou o Anexo II (Sinalização Viária) do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Prestou consultoria na área de trânsito no Rio Grande do Sul como agente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do RS – FAMURS. Criador e organizador do Seminário Internacional Cidades em Trânsito. Atualmente é Conselheiro do COMTU (Conselho Municipal de Transportes Urbanos) de Porto Alegre, Conselheiro da Sociedade de Engenharia do RS, Conselheiro do CREA/RS e Sócio Administrador da empresa Sinaleiro Projetos de Sinalização Viária.

Carga Horária

20 horas

Observações

Importante:

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto no valor únicocartão de crédito em até três vezes (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: senge.eventos@senge.org.br  – Telefone: 51 3230 1622

Deixe um comentário


+ 1 = 9

Entrar na sua conta

Perdeu sua Senha ?

Registrar!