0

Orçamento e Cálculo do BDI de Obras Civis: Públicas e/ou Privadas – 6ª edição

admin 29 de setembro de 2018

Objetivo

Orientar técnicos, executivos ou empresários da construção civil na Elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras de Infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), Edificações, Industriais e Comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

Público Alvo

Profissionais que atuam no segmento da Engenharia de Custos de obras civis (direta ou indiretamente), Gerentes de Projetos e Contratos, Orçamentistas, Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Construtores, Empresários e estudantes de cursos técnicos ou universitários

Pré-requisitos

Para este curso será necessário trazer computador.

Programa

Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade); Estimativa analítica (operacional).

Quais softwares mais modernos no Mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).

Formação de Preços

Fluxograma do orçamento da obra.

Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.

Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.

Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.

Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15, MP 774) – FAP- Novo integrante de Encargos Sociais.

Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).

Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.

Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.

Conceituação de Custos diretos e indiretos.

Cálculo do BDI desonerado e não desonerado – metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.

Cronograma Físico – Financeiro.

Fluxo de Caixa

Instrutor

Inaiara Barcellos Ferreira Marini

CRK – Certified Remarkable Knowledge (Notório saber em Custos) pelo ICEC – International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Especialista em Orçamentos-IBEC, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão que Elaborou a 1ª Norma Técnica Brasileira de Orçamentos: A NBR 16.633/2017- Elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura. Diretora Acadêmica do IBEC São Paulo.  Consultora em Orçamentos/ Licitações e Perícias Orçamentárias. Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos. Profissional com 21 anos de experiência em engenharia de custos atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, Construtora Premold, ESBEL e Bortoncello Incorporações, Consultoria na Rossi, entre outras empresas. Atua em todo Brasil como Professora de MBA IBEC-Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IPOG, Instituto IDD (Crea-Pr),  e INPG. É palestrante em congressos, seminários e cursos in company:, PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGE-RS.

Carga Horária

16 horas

Observações

A confirmação do curso será formalizada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso.

A organização/coordenação reserva-se o direito de cancelar o curso até 02 (dois) dias úteis antes de sua realização, caso não tenha o número mínimo de participantes.

Cancelamento de inscrição por parte do participante, deverá ser efetivada via e-mail até 02 (dois) dias úteis antes do início do curso. Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.

Na categoria estudante (alunos de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado), deve ser apresentado o comprovante de matrícula vigente.

No valor do curso estão incluídos material didático, coffee break e certificado.

O pagamento pode ser feito por boleto (valor único), cartão de crédito (parcelado em 2 vezes (sem juros) e 3 a 6 vezes (juros 4%) (American, Banricompras, Visa, Mastercard, Hipercard, Elo) ou empenho.

Informações: qualificacao@senge.org.brTelefone: 51 3230 1622

 

Deixe um comentário


2 + 5 =

Entrar na sua conta

Perdeu sua Senha ?

Registrar!